POR QUE PRIORIZAR O TRANSPORTE COLETIVO?

OU

A Vez da Maioria no Transporte de Passageiros

O sistema de transportes na cidade de São Paulo colide tanto com os ideais democráticos como com os ideais socialistas do nosso Partido. Anti-democrático porque privilegia a minoria em detrimento da maioria. Anti-socialista porque sobrepõe o individual ao coletivo.

Os graves erros cometidos pelas duas administrações anteriores nesta área foram de tal ordem, levaram a uma tal degradação, a uma tal distanciamento daquele lema de ser o “TRANSPORTE UM DEVER DO ESTADO E UM DIREITO DO CIDADÃO”, que a própria população vem se resignando ao caos, aceitando-o como algo inexorável, sequer incluindo o grave problema do transporte entre os principais problemas da cidade. Contudo, ainda que a população dê sinais de se resignar ao caos, a mesma postura não tem a Prefeitura do PT.

O tempo que a maioria da população perde para ir ao trabalho e voltar à casa representa menos tempo de contato com a família, sendo sem dúvida um fator da desagregação desta e de aumento da criminalidade.

Transportando Mais Pessoas com um Menor Número de Veículos

É inadmissível que milhões de pessoas percam várias horas para fazer o trajeto casa-trabalho porque embora cerca de 9.700 ônibus transportem em média 3.700.000 de pessoas diariamente (e poderão transportar muito mais com um sistema racionalizado), no caminho dos mesmos existem mais de 3 milhões de carros fazendo transporte individual.

A degradação do transporte coletivo nos governos não-petistas ensejou um maior uso do carro, criando uma situação caótica tanto para o transporte coletivo como para o transporte individual. Somente o poder público pode sanar este caos através do resgate do transporte coletivo.

Transporte coletivo barato e com prioridade no fluxo constituem a melhor resposta para o caos instituído.

A Prefeitura do PT já ultrapassou a sua meta de criação de corredores exclusivos para ônibus, uma solução eficaz e compatível com as limitações orçamentárias que enfrentamos e e continuará avançando firmemente nessa direção em que convergem os ideais do nosso Partido e os interesses da grande maioria da população.

Núcleo do PT de Vila Buarque
R. Teodoro Baima 28 - s/17 - CEP 01220-040 - S.P.
Tel. 3257-5684  -  e-mail: contato@ptvilabuarque.com.br