O QUE VOCÊ E O BRASIL JÁ PERDERAM COM AS PRIVATIZAÇÕES

  1. Quando Fernando Henrique (PSDB) privatizou as telecomunicações, fragmentando a nossa TELEBRAS (a telefônica que chegou a ter o maior número de acionistas do mundo), o Brasil tinha mais telefones fixos, celulares, e conexões na internet por 100 habitantes que o sistema estatal chinês. Hoje pagamos demais pelos serviços e nos tornamos colônia de empresas da Espanha (Vivo), México (Claro), Itália (Tim), e a brasileira que sobrou, está sendo canibalizada pelas outras três. Por outro lado, hoje o sistema estatal chinês tem a maior infra-estrutura de telecomunicações do mundo, é um dos maiores exportadores desta tecnologia, inclusive de satélites, a ponto de os pagamentos através de celulares atingirem um volume 50 vezes maior que o dos Estados Unidos (daí o desespero nacionalista de Trump que proibiu a China Mobile, a Huawei, etc. de operar nos Estados Unidos).  

  2. Quando Fernando Henrique (PSDB) privatizou a Vale do Rio Doce, que explorava todo o imenso patrimônio mineral do Brasil (exceto petróleo e gás), a mesma exportava 20% de todo o minério de ferro vendido no mundo. Como pagamento o Brasil recebeu a ridícula soma de 3,6 bilhões de reais e anos depois, empresas  da Vale também causaram os mais devastadores desastres ambientais do Brasil (Mariana e Brumadinho).   (Para se ter uma idéia da importância do patrimônio mineral, a Noruega, o pais mais estatizado da Europa Ocidental, com base em um patrimônio bem menor que o Brasil, constituiu um fundo soberano que permite a todos os seus cidadãos terem aposentadorias sem pagarem INSS, e é hexacampeã em melhor nível de vida do mundo...)

  3. A Companhia Siderúrgica Nacional (CSN) de Volta Redonda, foi instalada com tecnologia norte-americana e foi peça-chave na industrialização do Brasil. O empresário Benjamin Steinbruch, que a comprou em 1993, e mais tarde capitaneou o consórcio privatizador da Vale do Rio Doce, hoje é um dos 10 maiores bilionários do Brasil enquanto a CSN está no 59º lugar no ranking das siderúrgicas mundiais. Já a siderurgia estatal chinesa hoje produz 10 vezes mais aço que a siderurgia norte-americana, fator determinante para fazer da China o país mais industrializado do planeta.

  4. Quando Fernando Henrique (PSDB) começou a privatizar o setor elétrico, causando aquele inesquecível apagão, a maior empresa de eletricidade do mundo era a norte-americana Enron que chegou a ser dona de usinas elétricas no Brasil. A Enron acabou também falindo, dando imensos prejuízos aos norte-americanos. (Hoje, a maior produtora e exportadora de eletricidade da Europa é a estatal francesa Electricité de France, e a maior empresa de eletricidade do mundo é a estatal chinesa State Grid.

  5. Quando Fernando Henrique (PSDB) privatizou (e desativou!) a Rede Ferroviária Federal, a China já estava acelerando a ampliação de sua imensa rede ferroviária estatal, um dos fatores determinantes dos seus baixíssimos custos de transporte. Hoje ela é a maior exportadora de trens-bala do mundo. Rússia, França e Alemanha também têm colossais sistemas ferroviários estatais. O recém-eleito presidente dos Estados Unidos (Biden), também pretende construir trens-balas...  E nós ficamos a reboque dos caminhoneiros...  

  6. Os bancos privados querem a privatização da Caixa Econômica Federal e do Banco do Brasil. Entretanto, mesmo com os desmontes feitos pelos governantes golpistas, o programa Minha Casa-Minha Vida, da Caixa, criado por Dilma, continua financiando a maior parte dos imóveis do Brasil. E o BB desempenha papel equivalente nos empréstimos para a agricultura. O mesmo ministro Guedes que quer privatizar o BB, apesar deste dar lucros de bilhões por trimestre, prometeu 6 bilhões às companhias aéreas em crise, tanto comprando suas dívidas como estatizando parcialmente as mesmas...  (Antes da crise bancária de 2008, o maior banco do mundo era um banco privado, o City Bank, dos Estados Unidos. Hoje é um banco estatal da China...)

  7. A Petrobras, sob o governo privatizante de Fernando Henrique era a 3ª maior produtora de petróleo da América Latina. Hoje é a 1ª. Antes de Lula e Dilma foram necessários 40 anos para produzir o 1º milhão-de-barris-de-petróleo-por-dia, com a construção de mais de 6 mil poços. Nos governos Lula-Dilma, com o pré-sal, chegou-se ao mesmo resultado em 8 anos, e com apenas 52 poços.

  8. Porém ao invés de processarmos este petróleo bruto no Brasil e exportarmos derivados de petróleo, os governos Temer e Bolsonaro deixam as refinarias da Petrobras ociosas para importar derivados dos Estados Unidos. E embora sejamos uma das maiores potências agrícolas do mundo, eles desmantelam a produção de fertilizantes da Petrobras, aumentando brutalmente nossa dependência dos fertilizantes importados.

  9. Já governo da Arábia Saudita, através da sua estatal ARAMCO, maior empresa do mundo, e da qual o governo saudita tem 98% das ações, e que ostenta os mais baixos custos mundiais de extração de petróleo, investirá mais de UM TRILHÃO DE DÓLARES para ativar e diversificar o setor privado da economia daquele país.

  10. O resultado mais sentido da privatização na área do petróleo é o aumento do preço do gás, que tem levado muita gente a voltar ao fogão a lenha.


ASSASINATO DE MARIELLE , CORRUPÇÃO DOS BOLSONAROS E A TRANSIÇÃO DA “DITADURA MILITAR ASSASSINA” PARA A “DEMOCRACIA EMPRESARIAL CORRUPTA” , ENTENDA TUDO ISSO ATRAVÉS DESTE DOCUMENTÁRIO DE 20 MINUTOS, UMA RETROSPECTIVA DE 80 ANOS DE HISTÓRIA POLÍTICA DO BRASIL.

https://youtu.be/eOLVfsnT-nQ

Núcleo do PT de Vila Buarque
R. Teodoro Baima 28 - s/17 - CEP 01220-040 - S.P.
Tel. 3257-5684  -  e-mail: contato@ptvilabuarque.com.br