POR QUE QUEREMOS ACABAR COM O VOTO OBRIGATÓRIO?

1.º PORQUE votar, antes de ser um dever, é um direito, e um direito conquistado com muito sangue, suor e lágrimas. Por exemplo: antes só os ricos e poderosos podiam votar.

2.º PORQUE você não deve obrigar uma pessoa a fazer alguma coisa que ela não sabe fazer e muita gente não se sente apta para votar.

3.º PORQUE quem não entende o direito do voto e a forma de exercê-lo, corre maior risco de errar no voto, prejudicando com seu voto errado outras pessoas que entendem e valorizam o significado do voto.

4.º PORQUE quem não entende a importância do voto também está mais sujeito a vender o seu voto em troca de um pequeno favor, contribuindo para corromper a vida política .

5.º PORQUE a extensão do direito do voto aos analfabetos deveria ter sido acompanhada da não-obrigatoriedade do voto, pois votar envolve decisões difíceis que mesmo muita gente alfabetizada não se sente devidamente informada para tomar.

6.º PORQUE obrigar a votar não é a melhor forma de ensinar alguém a exercer bem este direito.

7.º PORQUE se o voto não for obrigatório os políticos terão que trabalhar melhor para conseguir mais votos.

8.º PORQUE no mundo só restam ainda 30 países com voto obrigatório, e destes 15 são da nossa azarada América Latina.

9.º PORQUE o voto é uma importante arma da população, com a qual ela pode conseguir mais emprego, mais renda, mais escolas, mais hospitais, evitar que o que é de todos passe a ser privilégio de alguns, enfim assegurar mais justiça social, e a parte da população que vota consciente de tudo isso não pode ser prejudicada pela outra parte que vota sem consciência do que está fazendo.

10.º PORQUE o Brasil não precisa de votos em quantidade e sim de votos de qualidade.

Núcleo do PT de Vila Buarque
R. Teodoro Baima 28 - s/17 - CEP 01220-040 - S.P.
Tel. 3257-5684  -  e-mail: contato@ptvilabuarque.com.br