POR QUE ABOLIR O SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO?

1.º PORQUE democracia implica liberdade de escolha, e o recrutamento compulsório de jovens para um serviço prolongado, contra a sua vontade, representa uma séria restrição à liberdade individual.

2.º PORQUE o período gasto pelo jovem no serviço militar desvia o mesmo de suas atividades escolares ou profissionais, e nada acrescenta para melhorar o seu desempenho na vida normal como civil.

3.º PORQUE a possibilidade de ser convocado para o serviço militar, mesmo que não se concretize, constitui um sério impedimento para que o jovem consiga emprego na idade de servir, o que constitui mais um obstáculo à independência econômica e qualificação profissional do jovem.

4.º PORQUE a exclusão do serviço militar daqueles que não querem servir abre espaços para aqueles que querem servir.

5.º PORQUE todo o processo relacionado com o serviço militar é altamente dispendioso para a bolsa do povo, que deve financiá-lo através dos impostos que paga, pois a nação gasta muito com isto, contribuindo para que as despesas com o funcionalismo militar representem um percentual demasiado alto para um país pobre como o Brasil.

6.º PORQUE a guerra moderna requer elementos treinados de forma voluntária e com bom nível técnico e não jovens convocados a contragosto e treinados por curto período.

7.º PORQUE um exército de profissionais poderá estar mais apto a ajudar no combte ao crime, conforme vem se clamando atualmente, protegendo a segurança do cidadão, hoje muito mais atingido por agressões de fundo econômico internas do que por violências militares externas.

8.º PORQUE a abolição do serviço militar obrigatório é uma conquista democrática, que prevalece em um número cada vez maior de países.

9.º PORQUE o serviço militar obrigatório é mais apropriado para países que vivem em guerra com seus vizinhos, e felizmente somos um país em boa paz com nossos vizinhos.

10.º PORQUE a grande experiência das nossas Forças Armadas na administração do serviço militar obrigatório poderá ser de grande valia na substituição do mesmo por um serviço civil, voltado para as imensas necessidades de nossa população.

Núcleo do PT de Vila Buarque
R. Teodoro Baima 28 - s/17 - CEP 01220-040 - S.P.
Tel. 3257-5684  -  e-mail: contato@ptvilabuarque.com.br