POR QUE QUEREMOS ACABAR COM O COMÉRCIO DE ARMAS DE FOGO?

1.º PORQUE o Brasil é o país do mundo com o maior número de pessoas mortas por armas de fogo, mesmo se comparado com países em guerra. Arma de fogo é a primeira causa de morte de homens jovens no Brasil. Em cada 3 jovens que morrem no País, um foi vitimado por arma de fogo.

2.º PORQUE desde a aprovação do Estatuto do Desarmamento e início da campanha contra as armas de fogo, o número de mortes, que vinha crescendo de ano para ano, passou a diminuir, e no ano passado ocorreu uma redução de mais de 8% no número de mortes por arma de fogo.

3.º PORQUE a experiência de outros países tem indicado a mesma tendência de redução de mortes com a proibição do comércio de armas. A Austrália editou uma lei de desarmamento em 1996. Após 5 anos, a taxa de homicídios por arma de fogo caiu em 50% na população geral. Entre as mulheres, a redução foi de 57%.

4.º PORQUE o país onde o comércio de armas é o mais livre no mundo, os Estados Unidos, é também o país de maior violência interna e o que mais exporta violência para o resto do mundo. Em 1990 havia 1 milhão de detentos nas cadeias norte-americanas (maior recorde do mundo). Transcorridos menos de 10 anos, em 1999, embora a população não tivesse aumentado nem em 0,5%, o número de detentos já havia aumentado para quase 2 milhões, ou seja, quase 100%. Houve um ano em que morreram 1.000 vezes mais pessoas por armas de fogo nos Estados Unidos, do que no Japão, país modelo da proibição de venda de armas.

5.º PORQUE é um engano pensar que o desarmamento geral vai favorecer os bandidos e prejudicar os cidadãos honestos. Apenas 5% do total de vítimas de assassinatos no Estado de São Paulo correspondem a cidadãos honestos mortos por bandidos. De acordo com a Divisão de Homicídios da Polícia, a causa N° 1 de morte no Estado de São Paulo é o conflito entre cidadãos sem antecedentes criminais, que morrem no final de semana, à noite, perto de bares, a menos de 1 km de suas casas, sendo que 60% deles morrem a menos de 500 metros de onde moram. E em 46% das vezes, autor e vítima já se conheciam e as mortes foram provocadas por motivos fúteis.

6.º PORQUE também é um engano pensar que ter arma em casa é solução. A maioria das pessoas que tem arma em casa nunca chega a usar. Quando é surpreendida, perde a arma para o bandido, que entra com uma e sai com duas, aumentando o seu arsenal às nossas custas.

7.º PORQUE também é um erro pensar que as armas dos bandidos são contrabandeadas e portanto não adianta proibir a venda legal. As secretarias de segurança de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas, analisaram as armas apreendidas com criminosos. Destas armas, quase 80% são produzidas no Brasil. Pesquisa divulgada este mês pela Secretaria de Segurança do Rio de Janeiro, mostrou que 61% das armas usadas por criminosos no Rio de Janeiro foram compradas em lojas, por pessoas sem antecedentes criminais. Ou seja: as armas dos cidadãos honestos, acabam nas mãos dos bandidos.

8.º PORQUE com a proibição, teremos menos policiais tirando armas dos bandidos para vender.

9.º PORQUE uma vez que você provavelmente não tem dinheiro para comprar armas, se os outros forem proibidos de ter armas você estará mais seguro.º .

10.º PORQUE violência gera violência e se queremos um país de paz temos que banir as armas.

Núcleo do PT de Vila Buarque
R. Teodoro Baima 28 - s/17 - CEP 01220-040 - S.P.
Tel. 3257-5684  -  e-mail: contato@ptvilabuarque.com.br